segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Temporada 2012 de Tênis a todo vapor!


                                                     
                                                              

A temporada de Tênis de 2012 se inicia cedo com os torneios ATP 250 de Brisbane (Austrália), de Chennai (Índia) e o milionário de Doha (no Qatar), grande destaque por contar com Roger Federer e Rafael Nadal como principais cabeças de chave. Esses torneios, disputados em quadra dura, figuram entre os preparatórios para o Australian Open, primeiro Grand Slam do ano. 
O começo de temporada promete muitos desafios e jogos de primeiríssimo nível, especialmente pelos seguintes motivos: 
1. Vemos um novo fôlego de Roger Federer, demonstrado nos títulos consecutivos com que terminou o ano 2011 (difícil para ele), vencendo os torneios ATP 500 da Basiléia, Masters 1000 de Paris (pela primeira vez) e, principalmente, o "torneio dos campeões", isto é, o ATP Finals de Londres, em que não perdeu um jogo sequer. Federer é a minha grande aposta para o Australian Open 2012. 
2. Novak Djokovic, atual número 1, tem muitos pontos a defender para persistir nesse posto, e agora estamos na expectativa de ver se a excelente forma do sérvio resistirá a esse espinhoso desafio. Afinal, em 2011 ele venceu três Grand Slams: Australian Open, Wimbledon e US Open; só aí são muitos pontos a serem defendidos. Além disso, Djokovic venceu os Masters 1000 de Indian Wells, Miami, Madrid, Roma e Montreal; o destaque fica para os dois Masters do saibro (Madrid e Roma), nos quais a hegemonia de Nadal nesse piso resultou marcantemente ameaçada. O esperado desafio de Novak neste ano, porém, é mesmo Roland Garros, único Grand Slam que ele não venceu. Tudo dependerá, claro, da forma de Rafa Nadal, que nas últimas sete edições desse Slam venceu nada menos que seis. Conta-se que o espanhol é praticamente imbatível no saibro em jogos de melhor de 5 sets (caso dos Grand Slams), como os últimos anos vêm sempre confirmando. Na realidade, a performance de Nadal no saibro é um dos acontecimentos mais impressionantes do tênis contemporâneo. Além do desempenho nos torneios ATP, vale citar também que o espanhol nunca perdeu um jogo de Copa Davis disputado na "terra batida". Vamos ver a batalha do saibro entre Nadal e Djokovic, sem esquecermos de Roger Federer, claro, que nesse piso, parece-me, só precisa de um pouco mais de confiança. 
3. Não acredito que Andy Murray ganhe seu almejado primeiro título de Grand Slam (o assunto já é constrangedor e cansativo), mas o britânico sempre constituirá páreo duro, especialmente nos Masters 1000 (em 2011 ganhou dois). 
4. Um aposta minha para 2012: o argentino Juan Martin del Potro, que joga bem em piso rápido e lento e, nesse ano, está voltando à sua boa forma após uma série de contusões, o que acirrará as disputas da temporada. "Delpo", para mim, alcançará o Top 5, mas não creio que vença um Slam. Na verdade, estou convicto de que os 4 principais torneios serão divididos entre Federer, Djokovic e Nadal. Del Potro, de toda forma, mostrou muita força na final da Davis do ano passado ante Ferrer e Nadal, apesar dos reveses. Outra boa aposta para a temporada é o francês Jo-Wilfried Tsonga.  
5. Estamos em ano de Olimpíada (Londres), e o tênis será disputado nas quadras de Wimbledon, o que reforça as chances de Roger Federer. A última grande aspiração do suíço, por certo, é o ouro olímpico em simples. Se estiver em plena forma nesse tempo, ninguém será páreo para ele.
Infelizmente não se pode esperar muito dos brasileiros nessa temporada. A instabilidade de Bellucci não me permite concluir o contrário, e a lamentável separação dos duplistas Marcelo Melo e Bruno Soares - que em 2011 chegaram ao Top 10 - não pode trazer boas expectativas nem para um nem para o outro; aliás, ambos, com outros parceiros, já perderam na primeira rodada de Brisbane. Uma novidade entre nós é que o ATP 250 do Brasil será agora disputado em São Paulo, e não mais na Costa do Sauípe (uma boa política, na minha opinião); também muda o piso, de saibro para quadra dura.
Enfim, vamos aos jogos!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário