Em março de 2010 fui conferir uma apresentação da banda de jazz do cineasta Woody Allen no Palau de la Musica Catalana, em Barcelona. Meu deslumbramento, entretanto, foi com a arquitetura irresistível do lugar.
Fotografei então esse maravilhoso mosaico (com esculturas em relevo) em um dos semicírculos da sala de conciertos. Em todo o semicírculo, que fica debaixo do órgão, veem-se dezoito esculturas de musas modernistas saindo de um lindo mosaico chamado trencadís - aquele tão utilizado por Antoni Gaudí, o famoso arquiteto catalão. Na minha fotografia se encontram sete dessas musas, e creio ter apreendido um rico cenário noturno, com interessantes realces de sombra e de luz. Percebam os leitores que as musas (as esculturas brancas) estão em relevo a partir da cintura e como que dançam desenhadas no mosaico, cada qual portando um instrumento musical. As esculturas são de Eusebi Arnau; os mosaicos, de Mario Maragliano e Lluís Bru. Contempla-se melhor a foto em seu tamanho real, conseguido com um "click".
Acima desse semicírculo, no canto esquerdo da sala de concertos, há um busto de Josep Anselm Clavé, poeta, compositor e diretor de música catalão. São dele os versos com que termino este post, da obra Els Flors de Maig (1858):
“Sob um salgueiro sentada, uma moça
trança alegre seus lindos cabelos de ouro...
é seu olhar fresca fonte cristalina,
violetas do bosque a adornam...” (Tradução de Sérgio Rebouças)
Gostei, meu querido! Ao vivo, então, deve ser deslumbrante.
ResponderExcluirLembrei que estás me devendo a foto da Pretinha.
Beijos!
T.