terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A Gastrobotânica do Rodrigo de la Calle: Cocinar es un acto de amor

Aranjuez é uma pequena cidade localizada na província de Madrid, a cerca de 50 Km da capital. Conhecida por seus aspargos e morangos, Aranjuez firma-se como um destacado sítio gastronômico para o viajante. Ali encontramos o Rodrigo de la Calle, restaurante que inova com o conceito de gastrobotânica, em que se cultiva a pesquisa e a utilização de uma incrível quantidade de vegetais - inclusive flores - na culinária, aproveitando a riqueza botânica do local; sem prejuízo, é claro, das muitas bases de peixes e frutos do mar que entram na simbiose com as verduras e cogumelos do deserto. Tudo isso aliado a um serviço atento e elegante. Aqui vão dois exemplos do estilo do Rodrigo de la Calle (sem esquecermos das saborosas e variadas azeitonas servidas como aperitivo): 
- Ensalada de tomates Huerto de Elche: nada menos que 5 tipos de tomate (morado de Aranjuez, rojo mexicano, morado de Ibiza, enano de Aranjuez, tomatillas mexicanas), folhas e flores de tomateiro, salmorejo (uma emulsão com azeite e alho) de tomate verde e de tomate vermelho, além de água de tomate geleificada. O resultado está na foto. 
- Esturión con espárragos y manzana verde: um pescado fresco delicioso com aspargos de Aranjuez e um surpreendente molho de maçã verde. 
Enfim, em cada prato está refletida a mensagem do Rodrigo de la Calle: cocinar es un acto de amor... 
Na foto de abertura, um entremeio de Aranjuez.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário