Este post vai para o leitor que, a um bom custo-benefício, quer experimentar dos melhores vinhos argentinos - na opinião do editor deste entremeio, claro, segundo uma experiência muito pessoal, sem vinculação com qualquer análise pretensamente especializada:
1. J. Alberto Malbec 2008. J. Alberto é o nome do vinho; a região, Vale del Río Negro, na Patagônia argentina; o produtor, a refinada Bodega Noemía (que faz o - mais simples - A. Lisa). Perfeito para compartilhar entre amigos; muito elegante e com bom corpo, oferecendo traços de marcada distinção. Os vinhos da Patagônia argentina realmente merecem mais atenção. Esse vinho, se comprado em Buenos Aires, sai a um preço incrível. Aqui em Fortaleza se pode encontrar o A. Lisa, também da Noemía, mas não é a mesma coisa do J. Alberto.
2. Luca Pinot Noir 2008. Também um vinho da Patagônia, só que da sub-região do Vale del Uco. Vinho frutado, para quem gosta do estilo da uva pinot noir, assemelhando-se aos vinhos da Bourgogne francesa (e distanciando-se dos de Bordeaux), com menos corpo, mais leveza e mais maciez, portanto. Grande produtor de um raro pinot noir sul-americano.
3. Saint Felicien Cabernet-Merlot 2007. Vinho produzido pela prestigiada Catena Zapata, da região de Mendoza. Tenho uma relação muito pessoal com ele, pois uma história de amor se escreveu sob os seus auspícios, nas luzes do restaurante El Mercado, do Faena, o famoso hotel portenho. Vinho simples, rico e encorpado. O preço é bom, e não tem erro.
4. DV Catena Malbec 2003 Nicasia Vineyard. Vinho produzido em San Carlos, na região de Mendoza. As vinícolas Nicasia produzem vinhos magníficos, tanto quanto - na minha opinião - os da mais famosa Angelica Zapata, do mesmo produtor. Veja bem: não se trata de qualquer DV Catena, e sim daquele dos vinhedos de Nicasia, o que faz toda a diferença.
5. Catena Zapata Malbec Argentino. Esse é o mais caro da lista, embora assim mesmo com um custo-benefício extraordinário. Vinho encorpado e fácil de beber, revelando uma produção muito cuidadosa e destinada a paladares exigentes. Só não é o melhor vinho da Argentina...
A foto ilustra a região vinícola da Patagônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário